• Open Hours: Mon - Fri 09.00 - 16.00
  • Call Us : +267 390 0204

SODIAM já tem operadores para acidificação e leilões de diamantes

SODIAM já tem operadores para acidificação e leilões de diamantes

 A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM E.P.) finalizou já o processo de avaliação das manifestações de interesse, de instituições nacionais e internacionais, para serviços especializados de acidificação e leilões de diamantes (Tenders).

Lançado em Maio de 2021, os resultados do processo de avaliação determinaram, como empresas vencedoras, a First Element, para a unidade de acidificação de diamantes, e a Trans Atlantic Gems Sales, para a realização de leilões de diamantes, representando serviços importantes para a futura Bolsa de Diamantes de Angola.

Segundo uma nota, foram recepcionadas propostas de empresas angolanas e de instituições internacionalmente reconhecidas, que operam em mercados como da África do Sul, Bélgica, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos da América e Israel.

“Conforme divulgado no anúncio de 20 de Maio de 2021, os critérios de elegibilidade e os procedimentos de selecção estavam definidos nos Termos de Referência, remetidos às empresas que manifestaram interesse em participar, e tiveram em consideração as premissas legais vigentes em Angola”, destaca a nota.

O documento refere que o processo decorreu nos termos do disposto nos números 4 e 5 do artigo 7, conjugado com o artigo 3, da Lei 41/20, de 23 de Dezembro.

Para o Presidente do Conselho de Administração da SODIAM, Eugénio Bravo da Rosa, este processo “vem reforçar o compromisso de Angola e da empresa que dirige com a transparência, no alcance das reformas que estão em curso no sub-sector diamantífero”.

Eugénio Bravo da Rosa referiu-se a introdução de novas dinâmicas, funcionalidades e tecnologias, com padrões de excelência internacional, que irão agregar valor ao sistema de comercialização de diamantes, através da futura Bolsa de Diamantes de Angola.

Fonte: Angop