• Open Hours: Mon - Fri 09.00 - 16.00
  • Call Us : +267 390 0204

Presidentes de Angola e África do Sul conversaram sobre Covid-19 e problemas em África

Chefes de Estado de Angola e da África do Sul conversaram sobre vários temas da atualidade, incluindo a pandemia de Covid-19, anunciou a Presidência angolana.

 

Os chefes de Estado de Angola e da África do Sul conversaram esta quinta-feira, via telefone, sobre vários temas da atualidade, incluindo a pandemia de Covid-19, anunciou a Presidência angolana.

De acordo com uma nota enviada pelo gabinete do Presidente angolano, João Lourenço e o homónimo sul-africano, Cyril Ramaphosa – que também é presidente em exercício da União Africana -, conversaram sobre “a pandemia da Covid-19, o conflito na Líbia, a produção de petróleo de acordo com os planos da OPEP [Organização dos Países Exportadores de Petróleo] e as tensões à volta do aproveitamento hidroelétrico em construção pela Etiópia no rio Nilo”.

Na conversa, os dois chefes de Estado abordaram também a Líbia, país que tem estado em convulsão interna desde 2011, quando o regime de Muammar Khadafi foi derrubado. O país tem estado dividido entre governos rivais, um no leste, outro na capital, cada um apoiado por grupos armados e governos estrangeiros.

As forças do comandante militar Khalifa Haftar são apoiadas por Federação Russa, Egito e Emirados Árabes Unidos, ao passo que as de Tripoli contam com contributos de Turquia, Itália e Qatar.

A produção de petróleo foi também debatida pelos dois presidentes, depois de esta ter sido reduzida numa tentativa da OPEP e dos seus parceiros para equilibrarem o preço do barril de petróleo, afetado pela pandemia de Covid-19.

Em abril, os países da OPEP aprovaram um corte de 9,7 milhões de barris por dia entre 1 de maio e 30 de junho deste ano, devendo então este corte ser reajustado para oito milhões de barris por dia até ao final do ano, numa tentativa de nivelar um mercado particularmente afetado pela pandemia de Covid-19.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*