• Open Hours: Mon - Fri 09.00 - 16.00
  • Call Us : +267 390 0204

Órgão para Política Defesa da SADC analisa situação em Moçambique

Órgão para Política Defesa da SADC analisa situação em Moçambique

A situação de segurança na República de Moçambique esteve no centro dos trabalhos da reunião extraordinária do Comité Ministerial do Órgão para Política Defesa e Segurança da SADC, que teve lugar no dia 03 de Abril, em Pretória, África do Sul.

De acordo com uma nota do ministério das Relações Exteriores (Mirex) a que a ANGOP teve acesso, nesta reunião a delegação angolana foi chefiada pela Secretária de Estado  para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça.

Durante a reunião, os delegados foram informados sobre os progressos alcançados pela Missão da SADC em Moçambique (SAMIM) nos últimos três (3) meses, bem como o Estado das contribuições suplementares dos países na organização em apoio à mesma.

Integraram ainda a delegação angolana o Secretário de Estado do Interior, José Bamoquina Zau, o comandante-geral da Polícia Nacional, comissário-geral Arnaldo Manuel Carlos, bem como as embaixadoras de Angola na África do Sul, Maria Filomena Telo Delgado, no Botswana, Beatriz Morais, e altos funcionários dos ministérios das Relações Exteriores, Defesa Nacional e Veteranos da Pátria e do Interior. 

De acordo com o definido nos estatutos da SADC, o Órgão de Política, Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral coordena a cooperação nas áreas de defesa, política e segurança e conta com uma estrutura bipartida, composta por uma “troika”, que funciona numa base rotativa anual.

A “troika” engloba o presidente, o vice-presidente e o presidente cessante, e um Comité Ministerial, apoiado por um órgão de altos funcionários. 

Outros objectivos não menos importantes são a promoção da paz e da estabilidade da região, do desenvolvimento sustentável e do combate à SIDA, e a reafirmação dos legados sócio-culturais africanos.

 

Fonte: Angop, Jornal de Angola