NOTA DE IMPRENSA

O Ministro da Economia e Planeamento, Sérgio dos Santos, O PCA do Banco de Desenvolvimento de Angola, Henda Ingles e o PCA do Fundo de Garantia de Crédito, Manuel Passos, assinam nesta quarta-feira, 29 de Julho de 2020, os Memorandos de Entendimentos para a Operacionalização do PAC com mais quatro Bancos Comerciais. Trata-se do Banco Sol, Banco Caixa Geral Angola, Banco Prestígio e Banco de Crédito de Sul.

Com esses memorandos, o Projecto de Apoio ao Crédito (PAC) fica reforçado com mais AKZ 24 767 500 000,00 (Vinte e Quatro mil Setecentos e Sessenta e Sete milhões e Quinhentos Mil Kwanzas).

O valor acima referido poderá elevar-se com a adesão de outros bancos, que têm manifestado interesse em juntar-se à este instrumento de financiamento do Programa de Apoio à Produção Nacional, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações, PRODESI, que já conta com 198 000 000 000,00 com um total de (Cento e Noventa e Oito Mil Milhões de Kwanzas) de outros nove bancos comerciais, nomeadamente: BPC, BIC, SKA, BAI, BNI, BCH, BMA, BCI e BFA.

Com a adesão destes quatro novos bancos, o PAC tem disponíveis um total de AKZ 222.767.500,00 (Duzentos e Vinte e Dois Mil, Setecentos e Sessenta e Sete Mil e Quinhentos Kwanzas) para financiar projectos no inseridos no âmbito do PRODESI.

A seguir, o Fundo Activo de Capital de Risco Angolano, FACRA, vai assinar contratos com oito sociedades de micro-crédito, que vão operacionalizar a terceira linha de crédito das medidas de alívio dos efeitos económicos e financeiros negativos, avaliada em 4 mil milhões kwanzas.

A referida linha visa dinamizar a actividade de micro-negócios, nos seguintes sectores:
a) Processamento alimentar;
b) Logística e distribuição de produtos agro-limentares e de pesca;
c) Reciclagem de resíduos sólidos urbanos;
d) Produção Cultural e Artística;
e) Desenvolvimento de softwares; e
f) Outros produtos e serviços que constituem a cadeia de agronegócio.

Sobre o Evento:
• Dia: 29 de Julho de 2020;
• Hora: 14:30 horas;
• Local: Sala de Imprensa da Carlos Rocha Dilolwa, 9.º Andar, Edifício CIF Luanda One, Avenida do 1º Congresso do MPLA, Luanda-Angola.
Para informação adicional por favor contactar o GCII do MEP através do terminal telefónico +244 923615139 ou através do e-mail gcii@mep.gov.ao.

GABINETE DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA, em Luanda aos 18 de julho de 2020.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*