MIREX
REPÚBLICA DE ANGOLA
MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES
Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa
NOTA À IMPRENSA
Ministros da CEEAC preparam Conferência de Chefes de Estado e de Governo
O Ministro das Relações Exteriores, Téte António chefia a delegação angolana que participa, às 10h00 de hoje, Terça-feira, 14 de Julho, por videoconferência, a partir do edifício sede do MIREX, em Luanda, na XI Sessão Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).
No encontro, que é sequência da última reunião (X Sessão) realizada no passado dia 7 do corrente, os membros vão analisar, entre outros, a pré-selecção das candidaturas aos postos da Comissão, bem como as modalidades de organização da próxima sessão ordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo.
No âmbito do processo de selecção dos membros da nova Comissão, está previsto o preenchimento das vagas para os cargos de vice-presidente e Comissários para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança, do Mercado Comum e Assuntos Económicos, Monetários e Financeiros; Meio Ambiente, Recursos Naturais, Agricultura e Desenvolvimento Rural; Administração do Território e Infra-Estruturas; Promoção do Género, Desenvolvimento Humano e Social.
Os mandatos do Presidente da Comissão e dos Comissários são de cinco anos não renováveis.
De recordar que a selecção dos membros da Comissão acontece no âmbito da reforma da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), decidida pelos Chefes de Estado e de Governo, que conduziu igualmente à revisão do Tratado da organização.
Angola faz-se representar por uma delegação chefiada pelo Ministro das Relações Exteriores, Téte António, e integra a Secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, representantes do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, do Ministério do Interior, do Estado-Maior-General das Forças Armadas Angolanas, do Serviço de Inteligência Externa, e demais Altos funcionários de Organismos do Estado.
A CEEAC foi criada em Libreville, Gabão, em Outubro de 1983, e agrega Angola, Burundi, Camarões, Gabão, Guiné Equatorial, República Centro Africana (RCA), República Democrática do Congo (RDC), República do Congo, Rwanda, São Tomé e Príncipe e Tchad.
Luanda, 14 de Julho de 2020.