NOTA DE IMPRENSA

Angola na Coordenação do Grupo Africano na Conferência das Nações Unidas Sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD)

A República de Angola assume desde o princípio do mês de junho a coordenação dos países do Grupo Africano da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

Com um mandato rotativo de um ano, Angola tem, dentre outras responsabilidades, a missão de alertar para as oportunidades de comércio, em investimento e desenvolvimento dos países em desenvolvimento, em particular dos PMA (Países Menos Avançados) no reforço de resiliência e integração à economia mundial de maneira equitativa.

Com esta assunção, a Representante de Angola junto do Escritório das Nações Unidas e outras Organizações Internacionais sedeadas em Genebra (Suíça), embaixadora Margarida Izata, está encarregue, durante este período, de dar voz às políticas africanas relacionadas com todos os aspectos de desenvolvimento, incluindo comércio, transporte, finanças e tecnologia.

A UNCTAD foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1964 e se reporta a Assembleia Geral da ONU e ao Conselho Económico e Social das Nações Unidas.

Geralmente reúne-se em conferência cimeira de quatro em quatro anos, e a nível ministerial de dois em dois anos e a sede da organização está localizada em Genebra, ConfederaçãoSuíça.

De acordo com a diplomata angolana, uma das principais realizações da UNCTAD é a concepção e implementação do Sistema Generalizado de Preferências (SGP), um programa dos países desenvolvidos que prevê benefícios tarifários de isenção total ou parcial do imposto de importação de produtos comprados em mercados de países menos desenvolvidos.

Para a também embaixadora de carreira, outro ponto forte da UNCTAD é o apoio aos países menos desenvolvidos no processo de graduação a Países de Renda Média e implementação do Programa de Acção de Istambul (IPoA).