• Open Hours: Mon - Fri 09.00 - 16.00
  • Call Us : +267 390 0204

Angola celebra 61º aniversário do Dia do Inicio da Luta Armada

Angola celebra 61º aniversário do Dia do Inicio da Luta Armada

 

Angola celebrou no dia 04 de Fevereiro de 2022 o 61º aniversário do “Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional”, cujo Acto Central, presidido Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, aconteceu na Província da Lunda Sul, sob o lema “Angolanos, de Mãos dadas para o Futuro”.

Nesta data, há 61 anos, cerca de duzentos guerrilheiros angolanos armados com catanas desencadearam uma série de ataques em Luanda, destinados a libertar nacionalistas encarcerados pelo regime colonial português.

Os acontecimentos do dia “4 de Fevereiro”, que envolveram ataques à alguns interesses estratégicos do regime colonial, deram início à “Luta Armada de Libertação Nacional”, que 14 anos depois culminou com a proclamação da Independência Nacional, no dia 11 de Novembro de 1975.

Para manter viva a importância destes factos históricos e transmiti-los às gerações posteriores, reforçar o sentido de patriotismo e os valores da liberdade, paz e solidariedade, esta data é celebrada em todo o Território Nacional, bem como nas Missões Diplomáticas e Consulares de Angola no Exterior do País.

Nesta data, que se assinala uma vez mais, num momento de grandes desafios, tais como a pandemia da Covid-19 e a consolidação das bases para o desenvolvimento económico sustentável, os angolanos destacam o exemplo destes heróis para as novas gerações, recordam a importância da efeméride e mobilizando todas as forças da Nação para a consolidação da paz, reconciliação nacional e reconstrução do país.